Sousa DG_Logo.jpg

 

As duas primeiras décadas deste século foi o período de gestão de processos e de qualidade nas empresas (indústrias e serviços). Se organizavam as atividades de forma padronizada, com foco nos padrões de trabalho e de produção, reduzindo gastos e desperdícios, otimizando recursos. Isso na Construção Civil se chama hoje de Lean Construction, o que na indústria de ponta iniciou no pós 2ª Guerra (sistema Toyota).

 

Falo isso por experiência própria, pois implantei gestão de processos, projetos e qualidade em algumas empresas neste período. Esse foco trazia bons resultados, padrões de trabalho, etc, mas qual o ônus disso? O processo de implantação da gestão de processos e qualidade demanda mudanças culturais e gastos consideráveis, necessitando de tempo para acontecer. Era necessário ter pessoas exclusivas para gerenciar a questão e comitês internos organizados para fazer acontecer, sistemas de dados e informações caros e robustos. As empresas possuem esses recursos hoje? Dificilmente.

 

Com o tempo os recursos financeiros e humanos foram escasseando, o que não permitia mais ter equipe dedicada para a questão de processos e qualidade, e principalmente não existe mais tempo para investir nessa mudança cultural. Então o que as empresas devem fazer hoje no período pós pandemia? Entramos agora na era de dados ou Data Science (Ciência de Dados). Ou seja, a gestão é feita através da análise rápida e profunda de dados, mesmo que não estruturados/organizados.

 

Mas afinal do que consiste o Data Science? É a união de três componentes: Computação (grande volume de dados, muitas vezes não organizados); Matemática e Estatística (ferramentas técnicas de análise numérica), e; Experiência de Negócios (feeling de negócios, ter visto e tratado problemas semelhantes antes). A união dessas três matérias permite, através do manuseio de banco de dados grandes usando ferramentas poderosas e modelagens matemáticas, gerir os negócios. Predizer resultados, criar estratégias, focar em resultados, etc.

 

Mas que tipo de resposta o Data Science fornece para as empresas e gestores? Quais são os melhores clientes, melhores produtos e serviços, ações a melhorar, onde focar esforços, como obter melhores resultados, etc, etc.

 

Gostou? Você acha que necessita de soluções deste tipo? Entre em contato conosco sem compromisso.

Imagem1.png
Data Science2.png